Guabiroba: Colheita da Guabiroba (Gabiroba) no Rancho Martín Fierro
A guabiroba (Campomanesia xanthocarpa) também conhecida como gabiroba é uma planta da família das Myrtaceae. É uma espécie nativa, mas não endêmica de nosso país, que ocorre na Mata Atlântica e no Cerrado. É uma árvore mediana, varia de 10 a 20 m de altura, dotada de copa alongada e densa.
A folha enrugada e áspera é característica de algumas variedades da gabirobeira. No Brasil, há pelo menos 15 espécies diferentes da fruteira. Apresentam variações de rugosidade das folhas, que também têm tamanhos diversos como os frutos lisos ou ligeiramente pilosos, sendo alguns mais doces que outros. O chá de guavira / Guabiroba é conhecido por ajudar no tratamento de infecções urinárias e cistites. Não só, ele é diurético e combate a retenção de líquido
Os frutos da gabiroba são arredondados, de coloração verde-amarelada. A polpa é amarelada, suculenta, envolvendo numerosas sementes. Colhida entre setembro e novembro, a partir de um a dois anos após o plantio, a produção é de 30 a 50 frutos por planta.
Comentários
Postar um comentário